Então é assim: você pega aquele seu livro bacana da estante. Abre, começa a ler. Presta atenção em todos os detalhes, cola post-its, faz anotações. Pensa em como aquela frase vai fazer o maior efeito na sua resenha. "Poxa, acho que os leitores vão gostar disso". Às vezes, você embarca na história. De outras, deixa até mesmo o seu prazer de lado para pensar em como vai apresentar sua opinião aos leitores do seu blog.
Aí você, incauto blogueiro, termina a leitura. Pega seu livro, seu caderninho de anotações, seu arquivo com notas, o que seja; e vai para a frente do computador. Passa umas boas duas horas pensando em como irá traduzir em palavras o que sentiu durante a leitura. Se não usa a sinopse oficial do livro, gasta mais duas horas escrevendo uma sinopse personalizada, tomando aquele cuidado especial para não colocar nenhum spoiler.
Então vem a fase de revisão. Você lê, relê. Muda frases de lugar, ajusta conceitos. Reformula ideias. Talvez apague tudo e recomece. Afinal, você é um blogueiro responsável. Quer que seu texto saia o melhor possível, que os leitores puxem lencinhos e se emocionem com você, ou que leiam e riam porque você também riu lendo aquele livro. E você procura imagens. Capas de várias edições pelo mundo. Imagens em gif que traduzam seu surto ao ler aquela história. Trilhas sonoras que acompanharam sua leitura. Imagens que ilustrem o quanto você foi afetado pelo que o autor te contou naquelas páginas.
Quem sabe você não seja tão perfeccionista e só escreva seu texto, tomando o cuidado de ver se não tem nenhum errinho. Tudo bem. Deu trabalho do mesmo jeito escrever as coisas da melhor maneira que você sabia. Tudo isso te custou tempo. Aquele espaço entre seus dois empregos. Suas horas de folga que podiam ser empregadas em outras formas de lazer. Minutos e mais minutos madrugada adentro, em que você poderia estar dormindo. O drama pode parecer exagerado, mas muitos blogueiros deixam o lazer e o sono de lado pra manter o blog! Mas você ama ler. E ama seu blog. Ama escrever e ama o que faz e é por isso que você está ali, persistente. Criando seu próprio conteúdo. ...Tudo isso para vir um babaca chupinhador e roubar seu trabalho suado de horas em alguns poucos segundos, postando aquilo que você deu o sangue pra criar como se fosse dele. SEM CRÉDITOS. Enganando a todos: aos leitores, que nem sempre sabem do que o kibador é capaz; às editoras e autores que inadvertidamente fecham parcerias com tais blogs... e a ele(a) mesmo(a), que anda por aí achando que ninguém percebe a grande e robusta mentira que é.
Esse post é parte de uma postagem coletiva contra o plágio na blogosfera. Acesse o site "Blogosfera Anti-Plágio", saiba mais sobre o assunto e veja quem mais apoia essa causa.



Meu blog também está parcticipando desse movimento, pois algo desse tipo tem todoooo meu apoio. Acho importante esses movimentos, não só para quem é blogueiro, mas para quem visita os blogs, é totalmente maravilhoso quando vc sabe que o blog que vc segue é original e não plagia outro blog, que o que é postado lá é exclusivo para os leitores... então... De Livro em Livro apoia #BlogosferaAntiPlagio
ResponderExcluirBjs,
Camila Márcia
@camila_marcia
http://delivroemlivro.blogspot.com/
http://devaneiosfugazes.blogspot.com/
Sim, apoiando totalmente essa causa! Meu blog também está participando ;)
ResponderExcluirBeijos
Já vi várias pessoas reclamando desse mal e blogs INTEIROS serem cópia de outros.
ResponderExcluirAcho que ser blogueiro deixou de ser diversão pra virar comércio, e quando se trata de ganhar alguma coisa, sempre existem pessoas que passam por cima de quem quer que seja.
Espero que você não seja vítima deste mal.
Um comentário a parte: AMEI o leu layout e a sua charge lá encima! Maior capricho é impossível.
Parabéns pelo blog.
Beijos
www.passaporteliterario.com
Super apoio essa campanha. Se você quer te rum blog, então faça tudo você mesmo e crie coisas para ser diferente, mas não copie. Tudo Tem Refrão
ResponderExcluirOi Quase xará!
ResponderExcluirAmei o teu texto e concordo plenamente com tudo que você falou! Plágio é realmente um absurdo, e uma grande falta de respeito com o esforço alheio.
Um Beijo!
http://luahmelo.blogspot.com
Oi Luara!
ResponderExcluirComo já comentei em outro blog, gostei muito dessas postagens Anti-Plágio. Devido aos últimos acontecimentos na blogosfera literária, foi realmente necessário lançarem essa campanha. Uma pena que eu não tenha visto antes, se não também postaria.
Beijos!
Super apoiada =D
ResponderExcluirOi Laura!
ResponderExcluirCampanha mais que apoiada!
Bjos Fabi
http://roubando-livros.blogspot.com
Apoiado!
ResponderExcluirTexto ótimo, isso acontece bastante!
Lucas / Era uma vez...
Oi,
ResponderExcluirAdorei o texto, mesmo. Odeio plágios, prefiro não fazer nada se for para plagiar.
Apoio essa campanha *-*
Bjs, tem post novo no meu blog ^^
http://darkening.freetzi.com/
Oi Luara, faço faculdade de engenharia RSRSRrs Mas adoro escrever, esse é meu hobby.
ResponderExcluireternamente-princesa.blogspot.com
Bjs
#BlogosferaAntiplagio É a blogosfera unida contra essa prática que, além de antiética, é ilegal.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei bastante do post e apoio a campanha
ResponderExcluirE só pelo texto, já da para se entender como funciona as coisas e como muitas pessoas se dedicam de verdade a isso, para vir um engraçadinho e copiar
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
ADOREI O POST!
ResponderExcluirSe tem uma coisa q me revolta é o plágio é ridículo!
Poxa a unica coisa q vc tem q fazer é escrever oq vc achou do livro! SUPER APOIO A CAMPANHA!
Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!
-PatyScarcella
Exatamente... NADA DE PLÁGIO!!!
ResponderExcluirBeijinhos,
Kimy Gabrielli.
http://blogkimygabrielli.blogspot.com.br/
Já vi esse post da campanha anti-plágio em alguns blogs, só não tinha parado para ler ainda. É exatamente isso o que acontece, vamos planejando nossos posts desde quando começamos a ler um livro, ou ver um filme, enfim, anotamos os pontos principais, fazemos tudo direitinho para ser um post bom, com conteúdo e principalmente original. E quando somos plagiados é uma injustiça absurda que dá vontade de xingar com mil palavrões o blogueiro plagiador --'
ResponderExcluirSuper apoiado!
Beijos
Meu outro lado
Sem comentários! Esses dias fui vítima disso. Umas amigas blogueiras me avisaram pelo twitter que uma resenha minha tinha sido completamente copiada! *O*
ResponderExcluirNão sei nem como me sentir na hora!
Gostei muito do post... Muito legal mesmo essa campanha! \o/
Beijos
Apoiando e participando!
ResponderExcluirFiquei super feliz em ver quantos blogs queridos estão no projeto!
Bjs,
Kel
www.itcultura.com
Apoio isso em, preciso participar!
ResponderExcluirTem muitos blogs nesse projeto, gostei disso!
Ah, eu sei que é chato pedir isso, eu estou te seguindo, você poderia me seguir, o blog é novo...
Obrigada!
x Ellen
amei o post,
ResponderExcluirsabe plagio é uma coisa horrível, você dá praticamente sua vida pro seu blog ter postagens perfeitas e ficar tudo lindo pros leitores e alguém só vai e copia e cola sem valorizar o trabalho....
beijos
http://lolamantovani.blogspot.com.br/
Olha, esse post disse tudo sobre a vida de um blogueiro + a falta de respeito dos plagiadores. Quando eu estou muito sem cabeça pra fazer a sinopse eu mesma e eu não tenha gostado da sinopse da editora, eu corro atrás em blogs literários mas SEMPRE coloco os créditos. É um absurdo não dar o devido respeito a quem se dedica tanto!
ResponderExcluirBeijo, Mari.
http://www.papersblood.com
Lú tem meme pra vc no bloguinho.
ResponderExcluirbjos
Meu blog também está participando desse movimento, sou totalmente a favor dessa campanha.
ResponderExcluirVoce tem todo o trabalho e dedicação em seu blog, para alguém ir lá e copiar, é muito triste.
http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/
bjos
Oi Lu!
ResponderExcluirEu apoio completamente contra o plágio, a gnt tem o maior trabalho de criar post e resenhas boas e dai vem uma pessoa totalmente sem criatividade e rouba nossas idéias e todo trabalho duro colocando como autoria sua. Eu tenho pena dessas pessoas!
Beijos
Amanda
leiturahot.blogspot.com
Oi Luara!
ResponderExcluirTambém estou participando do movimento anti-plágio! Espero que a gente consiga desencorajar as pessoas a praticarem plágio.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Oi!
ResponderExcluirConcordo plenamente com este movimento. Pena que não deu para participar do movimento! :s
Abraço...
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Oi querida, não sei nem o que dizer sobre esse post, ele simplesmente reflete a triste realidade de muitos blogueiros por aí, que se dedicam, se esforçam, se empenham e a maioria não tem seu trabalho devidamente reconhecido e o pior de tudo, é vitima de plágio. Acho que o objetivo principal da criação de um blog, é expor a SUA própria opinião, então realmente não entendo pessoas que plagiam... na verdade, acho que isso até reflete um pouco delas: pessoas sem opinião, senso crítico, criatividade e pior: caráter.
ResponderExcluirApoio totalmente esse movimento!
Beijos.
Se puder, dá uma passadinha lá no blog.
http://serietrinita.blogspot.com.br
Achei digno o post! Tá ficando um pouco tenso o clima pela blogosfera né? Não só quanto aos plágios, mas parece que todo dia tem um "auê" novo. D:
ResponderExcluirBeijos,
Amanda — Lendo & Comentando
^_^
Já passei por isto, e não é nada legal!Mas o importante é continuar e não desistir!Afinal na vida sempre iremos nos deparar com pessoas sem criatividade e sem caráter.
ResponderExcluirnão existe coisa mais chata que o plágio não é mesmo? chato pra a vitima e pra quem faz pq deixa o blog cansativo. adorei o teu blog, já estou seguindo... bjão
ResponderExcluir>> http://estilo4u.blogspot.com.br/
Coisa chata isso de plágio! ¬¬
ResponderExcluirNa verdade nem sei se já fui plagiada, mas apoio a ideia.
Super digno! Adorei o texto e vou visitar o blog!
ResponderExcluirAcho um saco isso de plágio mesmo, não entendo como alguém faz isso. Será que a pessoa se sente bem sabendo que está tendo algum sucesso sobre o trabalho suado dos outros? Quer dizer, é praticamente um atestado de que não sabe fazer seu próprio conteúdo, né? Pft, não entendo MESMO!
Beijos, Nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com
Achei muito legal o seu texto, e é bem isso mesmo. Às vezes a gente demora até dias pra conseguir sintetizar as ideias pra escrever uma resenha legal, e mesmo assim sentimos que não conseguimos expressar tudo no papel.
ResponderExcluirAí, depois de tanto esforço mental e disposição física pra ficar acordado escrevendo, vem o trocinho que copia???
Muita sacanagem mesmo!
Eu estou sempre jogando frases de minhas resenhas no Google pra estar ciente de que não estão copiando... claro que há outras formas, mas me sinto mais segura fazendo isso. E todo mundo espera nunca passar por isso. Porque é chato. Antiético.
Enfim, adorei o seu texto.
Beijão!
Oi Luara!
ResponderExcluirÉtica é algo que cada vez mais percebo que está em falta na web. Plágio, blogs e site hackeados... parece que fazer o seu trabalho bem feito incomoda as outras pessoas. Acredito que todo mundo tem a mesma capacidade, porém para algumas pessoas pensar é algo muito dificil.
Ótimo texto!
bjus
anereis.
mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary
Meu blog também está participando mas não estou botando muita fé nesse projeto. Eu pensava que no mínimo ele iria conscientizar as pessoas. Claro, tem a opção de denunciar mas sei que é chato incluir nomes naquela lista. Pois bem, comecei a reparar que não houve conscientização nenhuma, infelizmente. Tudo bem que meu caso é um pouco diferente, as notícias são plagiadas, e não as resenhas. Acho que o mundo blogueiro acha isso 'menos pior' do que copiar resenhas, vai entender.
ResponderExcluirNossa O,o desabafei sahusahua
;**
www.livrosecitacoes.com
Super apoio a causa +1.
ResponderExcluirÉ um problema que vários autores também passam.
Lamentável, simplesmente.